quinta-feira, 12 de novembro de 2009

RELATÓRIO DO DIA


Graças a um trabalho de escola, surgiu a oportunidade de nós entrevistarmos uma pessoa que julgamos importante em nossa sociedade. Claro que muitos iriam atrás de entrevistar o prefeito, o padre, um professor... Mais nós resolvemos mudar e decidimos conversar com uma psicóloga, pois assim ela poderia nos mostrar os valores que ela vulga ter a sociedade a partir do trabalho dela com jovens.
A cidade é pequena, mais nela contem muitos profissionais dessa área, todos muito bem capacitados, mais nós conseguimos encontrar ‘a pessoa ideal’! Sinceramente, nunca me senti tão à vontade com uma pessoa desconhecida do meu convívio, me senti muito bem em expor meus sentimentos.
A cada palavra dita por ela sobre problemas familiares, sociais e culturais vivenciados, foi me dando uma certa sensação de compreensão e uma enorme vontade de chorar e pôr para fora tudo que eu estava sentindo, uma enorme gana de fazer a ela milhões de perguntas ao ver que tem alguém que esta focada no que você sente! Aquilo foi o que deu um up no meu dia e vi que não sou só eu que passo por todas essas duvidas e angustias.
Uma das melhores coisas que pode acontecer para alguém é saber que existe uma pessoa que a ouça, que a compreenda e que possa lhe ajudar na conquista de sua identidade, pena que nem todos possamos passar a ter consultas semanas com especialista e nem temos os pais que te escute e que lhe compreenda de forma tão clara e exata, pois boa parte das famílias é de pais que passam o dia trabalhando e não tem tempo para parar e dizer aos filhos ‘oi meu filho, como foi seu dia? E ai, como você anda se sentindo diante da sociedade em geral?’ Já que não encontramos pais, recorrem-se aos psicólogos. Outra coisa que pude refletir muito é com relação à escola. Vamos á escola passamos horas, convivemos com pessoas de diferentes culturas, essas que podem nos fazer bem e mal, mais diante disso deveríamos aprender na escola como conviver socialmente parece até bobo mais é sério isso, porque hoje em dias as escolas só estão ligadas em pressionar os alunos a estudar e a ensinar a prevenção da gravidez na adolescência e as DSTS, isso é bom é necessário mais não é o suficiente! O que adianta ensinar a não engravidar, mais deixar que essa pessoa se torne um racista, um ser sem compaixão pelo próximo que é diferente de você.
Por isso que nada vai para frente, o ser humano pensa somente em globalizar a mente e deixa de aprimorar o sentimento.
Esse foi um dos melhores trabalhos que eu pude fazer, após ter finalizado pude tirar dos meus olhos uma viseira que me impedia de ver e compreender muitas coisas sobre mim e a sociedade que nos relacionamos.


Compreensão não tem preço.

Um comentário:

  1. que texto bunii natalia *-*
    ' psicoologos exercem um trabalho tão sério ,tão necessario (: e seu texto expressou isso de forma mt clara ,rs

    ResponderExcluir